Como Ser Solteira 

       Havia uma época em minha vida em que estava sempre rodeada de pessoas que conhecia e que com quem me sentia confortável. Quando mais nova, seguia os meus irmãos ou meus pais sem ter uma identidade própria. No ensino médio comecei a namorar e estava em um relacionamento por quase 5 anos. Meu namorado na época, era muito conhecido e onde ele ia eu ia junto. Fiquei conhecida também, mas como a namorada, e não por ser eu mesma. Quando o nosso relacionamento terminou, foi uma corrida tentar achar quem eu era de verdade e o que eu queria fazer da minha vida, sem ter que basear as minhas decisões nas opiniões ou decisões de outra pessoa. Tem me levado algum tempo pra discernir e aprender algumas coisas sobre mim mesma, e o que eu queria fazer da vida, mas não ter alguém que direcione os meus pensamentos ou opiniões é libertador em um certo sentido. Com certeza foi difícil no início e ainda estou aprendendo como ser solteira, mas estou adorando conhecer mais sobre mim mesma e sobre os planos que Deus tem pra mim no caminho.

        Me inspirei pelo filme que foi lançado mais cedo esse ano, “Como Ser Solteira” (não estou recomendando esse filme. Irei postar a minha opinião mais detalhadamente em outro post mais tarde, mas resumidamente, além da linguagem chula, os tópicos, a indecência e os temas abrangidos, existem várias ideias erradas sobre a solteirice que não estão corretos de acordo com a Palavra de Deus e a cosmovisão que um Cristão deve ter.) A ideia do filme, porém, é que quando nos deparamos no fim de um relacionamento (ou que nunca estivamos em um relacionamento, se for o caso) é difícil aprendermos como agir e o que fazer. Nos sentimos estranhos e desajeito porque não temos um cúmplice ou parceiro.

        Estando solteira, tenho aprendido muito a respeito de mim mesma. Tenho mudado por conta de algumas coisas que tenho aprendido nessa época de solteirice; algumas mudanças foram pequenas, como o corte de cabelo, outras maiores, como voltar a faculdade e buscar outro bacharel.

         Então, inspirada em um vídeo do BuzzFeed,*  decidir criar minha própria lista de “Como Ser Solteira”. Algumas dessas ideias podem lhe ajudar a perceber coisas sobre si que você nunca teria descoberto! Muitas vezes podemos nos sentir envergonhadas em sair sozinha e admitir nossa solteirice, talvez por causa dos olhares de dó dos que estão ao redor. Talvez nos sentimos mais autoconscientes quando estamos só, mas muitas vezes nos envergonhamos de fazer certas atividades normais do dia-a-dia. Achei que poderia ser divertido, se desafiássemos uma as outras a fazer algumas dessas atividades e comentar (e/ou postar fotos) de algumas das nossas experiências dessas ou outras atividades similares.

1. Vá ou cinema e assiste um filme sozinha. Honestamente, ainda não fiz esse ponto. Tenho amigas que fazem isso sempre, mas a maioria do tempo prefiro ficar em casa na cama assistindo um filme. Porém, está na minha lista de coisas pra fazer!

2. Vá a um restaurante e peça uma refeição especial. Esse ítem é provavelmente um dos meus favoritos, e apesar de que uma das coisas mais estranhas fazer só, adoro fazer. Talvez seja por gostar de comida, mas junto dinheiro só pra poder ir de vez em quando a um restaurante e pedir qualquer coisa que esteja com vontade de comer na hora.


3. Escolha um lugar onde as pessoas normalmente não vão sozinhas, como uma ala de boliche, ou um parque de diversão e vá sozinha.

4. Vá a um dia de spá.


5. Cozinhe uma refeição extravagante e coma sozinha.


6. Viaje só.


7. Vá a um museu ou uma galeria de arte.

8. Vá ao shopping só pra olhar as vitrines.  Vista e prove um bocado de roupa que talvez você nem tenha intenção de comprar, só por divertimento.


9. Dê uma leve caminhada pela praia ou em um parque.


10. Faça um tour de sua cidade. Essa ideia eu também curto muito. Gosto de perambular só ao meu próprio passo e acompanhada dos meus próprios pensamentos.

11. Vá a praia e se divirta. Se sua ideia de divertimento é ir deitar no sol e ler, faça-o; se é ir pular as ondas, faça também, mas sempre lembre de sua segurança. (Sozinha no mar, as vezes é perigoso.)


12. Visite uma nova igreja. Esse item foi provavelmente uma das mais difíceis que tive que fazer. Sempre visitei muitas igrejas, mas sempre acompanhada dos meus pais e o seu status de missionários; sempre era conhecida por causa disso. Ir à uma igreja onde tem poucos ou nenhum contato é desafiador e uma lição em humildade. Mas provavelmente tem sido uma das experiências onde mais tenho aprendido sobre mim mesma.

13. Vá ao shopping, senta em um banco e observe as pessoas que passam. Outra coisa que adoro fazer só. Por algum tempo morei bem pertinho do shopping. Quando cansava de estar só em casa, iria ao shopping passear um pouquinho, sentava num banco e assistia as pessoas me passando. Pode me chamar de estranha, mas é um pouco engraçado e revigorante ver que tem outras pessoas mais esquisitas do que você.

14. Termine algum projeto que tenha adiado ou que não tem terminado. As pessoas que me conhecem sabem que gosto de projetos, mas nem sempre termino tais projetos. Às vezes me falta inspiração ou tempo e os projetos ficam sem término por meses sem fim.

15. Déjà-vu. Reviva alguma memória ou passatempo de quando criança.

16. Matricule-se em algum curso de algo que sempre quis aprender, mas nunca teve coragem. Pra mim, esse provavelmente foi uma das maiores decisões que fiz. Depois de terminar minha licenciatura em Pedagogia, decidir voltar a faculdade e fazer uma graduação completamente diferente em Gastronomia. Melhor decisão da vida! Além disso, tenho assistido aulas de música, terminado um curso em LIBRAS e feito alguns módulos em Aconselhamento Bíblico.


17. Saia simplesmente pra tomar um sorvete.


18. Vá à cafeteria mais próxima, senta e observe as pessoas passando.

19. Voluntaria pra algo. Para alguém que esteja se sentindo só e como se os seus problemas fossem os maiores, às vezes é bom sair, ver que existem outras pessoas diferentes problemas, ou simplesmente para servir outros.

Espero que muitas possam tomar coragem e sair por aí fazendo algumas dessa ideias. Você tem mais alguma sugestão de atividade para curtir a solteirice? Quais dessas atividade você já tem feito? Quais são algumas de suas aventuras?  

* https://www.buzzfeed.com/andrewilnyckyj/things-you-should-try-alone-at-least-once?utm_term=.qn8jV7n0e#.rypZP76Wa

1 thought on “Como Ser Solteira ”

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s